quinta-feira, 9 de maio de 2013

Opinião : Ronaldinho- Um prodígio que podia ter dado muito mais à Europa




 Passaram já três anos desde a última partida que Ronaldinho disputou por uma equipa europeia, mas a verdade é que o jogador continua a fazer enormes exibições no Brasil.

 Começou a carreira ao serviço do Grêmio tendo como ídolos Maradona e Pelé seguindo as suas pisadas pelo seu estilo de futebol clássico de países da América do Sul.

 Em 2012 saiu do clube em desavença com a direção e seguiu para Paris onde representou o Paris Saint Germain até 2003. Nesse ano, "deu o salto"para o primeiro patamar do futebol europeu assinando pelo Barcelona, por uma verba a rondar os 21 milhões de euros. A sua chegada ao Barça foi um sucesso, logo no primeiro jogo marcou e fez as delícias dos adeptos da blaugrana. Na época seguinte, 2004/2005, atingiu o seu auge quando conquistou a La Liga e a Supercopa e terminou o ano vencendo o prémio Ballon D´or e a hegemonia do futebol mundial. Em 2006, foi considerado o jogador mais valioso do mundo à frente de Beckham e Rooney.

 Em 2008 transfere-se para Milão onde representou o AC Milan, mas já denotava sinais que apontavam para a entrada da fase descendente e a " magia " de outrora parecia ter desaparecido. O médio já não tinha o mesmo sorriso quando jogava  e o seu interesse no futebol aparentava ter terminado. Consequentemente, foi relegado para reserva na equipa que quase nunca viu o Ronaldinho que em tempos tinha encantado em Barcelona e espantado o mundo. As excelentes temporadas no Barcelona valeram-lhe mesmo o prémio de jogador da década á frente de Messi e Ronaldo (Brasil).

 Insatisfeito, solicitou á direção do AC Milan que facilitasse o seu regresso ao Brasil.
Rumou ao Flamengo mas apesar de assinalar boas exibições (marcou 28 golos) a sua relação relação com a direção deteriorou-se e após o cumprimento do seu contrato abandonou o clube.

 Desvinculado do Flamengo , acertou contrato com o Atlético Mineiro com o objetivo de ser convocado para o Mundial de 2014 realizado no Brasil. Neste último clube, o jogador com 33 anos  voltou a esboçar o seu sorriso que contagia milhões e move multidões. Ronaldinho aprendeu a jogar na rua e tornou-se o melhor jogador do mundo através do seu talento natural, algo que não se pode ensinar nas academias europeias. O brasileiro simboliza a alegria de praticar futebol e representa a paixão que envolve o desporto rei. Ronaldinho é único.    


E nada melhor que um video para apreciar a magia do veterano Ronaldinho:




Será Ronaldinho o jogador mais popular de sempre? Com melhor técnica? Melhor jogador de todos os tempos?

O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook. https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653

0 comentários:

Postar um comentário