sábado, 8 de junho de 2013

Opinião: Vitória - Um filme a Preto e Branco


 Um "filme a preto e branco" onde a palavra-chave é "Vitória": Rui Vitória, Vitória de Guimarães, Vitória na Taça de Portugal. 
 Esta história tem tudo o que um bom argumento precisa: dificuldades, heróis, um final feliz. O "preto e branco" do Guimarães depois de muitas contrariedades culmina a época com a conquista da Taça de Portugal.
Dificuldades

 Comecemos pelo início. Após um meritório 6º lugar, o Vitória apercebeu-se que a situação do clube era insustentável e, com isto, teve de se desfazer dos principais jogadores do plantel. Nilson, Bruno Teles, João Paulo, Nuno Assis, Targino, entre outros, abandonaram a cidade berço. Paralelamente, os rivais SC Braga vinham de um 3º lugar, participavam na Champions (apuramento histórico frente à Udinese) e jogavam um futebol atraente com a marca de José Peseiro. O Vitória estava relegado para o segundo lugar no que diz respeito á rivalidade do Minho.

Heróis                                                              

 Todavia, os vimaranenses não baixaram os braços e os Heróis emergiram. Por um lado, operaram uma revolução no plantel e, por outro, criaram uma equipa B com o intuito de preparar novos jogadores para integrarem o plantel principal (Kanu, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Ricardo iniciaram a época na segunda equipa).

 No início da época o principal objetivo era a manutenção mas, com o passar do tempo, a equipa começou a sonhar com um apuramento para a Europa. Rui Vitória conseguiu gerir a equipa e potenciar os jovens. Vários jogador foram lançados pelo treinador como Addy, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Ricardo, Baldé e criou-se um grupo coeso liderado por nomes como Alex, L.Olímpio, Douglas, El Adoua, Soudani.

Final Feliz

 O campeonato terminou com o Vitória de Guimarães em 9º lugar a 5 pontos do 5º lugar que dava acesso à Liga Europa. Dias antes tinham visto o SC Braga vencer a Taça da Liga frente ao FC Porto mas ainda faltava a Taça de Portugal. O Vitória de Guimarães tinha derrotado o Vilaverdense, o Setúbal, o Marítimo, o SC Braga e o Belenenses rumo à tão aspirada final da Taça de Portugal. Do outro lado estava a equipa que melhor futebol praticava em Portugal, o Benfica. Os encarnados tinham perdido o Campeonato e a Liga Europa mas a exibição frente ao Chelsea era sinal de que o Benfica, apesar de perseguido pela maldição dos 92, era favoritíssimo para conquistar a competição.


 O jogo começou com superioridade do Benfica e à passagem do minuto 30, Gaitán inaugurou o marcador com um golo fortuito. Após o intervalo, o Vitória recompôs-se mas a reviravolta surgiu só no final do jogo. Em dois minutos,79 e 81, tudo mudou com os golos de Soudani e Ricardo. Passados cerca de dez minutos, a cidade de Guimarães festejava a primeira Taça de Portugal. Se o Braga tinha vencido a Taça da Liga, o Vitória tinha conquistado a prova rainha, a Taça de Portugal, e consequentemente apurou-se para a Liga Europa.
Que futuro para o Vitória de Guimarães?


O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook.

https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653

0 comentários:

Postar um comentário