domingo, 2 de junho de 2013

Hóquei em Patins: Benfica e Porto apuram-se para a final da Liga Europeia; Encarnados não irão comparecer

 

 Hoje foi,em termos de resultados,um dia memorável para o hóquei em patins português: Benfica e FC Porto apuraram-se para a final da Liga Europeia (equivalente á Liga dos Campeões no futebol). No entanto, a falta de desportivismo acaba por manchar este enorme feito.
 A final four desta competição realizou-se no Dragão Caixa e reuniu as quatro maiores equipas de hóquei da Europa: Benfica,Barcelona, FC Porto e Valdagno. O Benfica defrontou o Barcelona e o FC Porto enfrentou o Valdagno. 

 Antes do início do jogo, ocorreram incidentes entre adeptos encarnados e azuis e brancos tendo alguns dos portistas invadido o ringue. Por conseguinte, as condições de segurança foram colocadas em causa e os benfiquistas decidiram abandonar o pavilhão. Posteriormente, a polícia obrigou os adeptos do clube da casa a sairem o recinto de jogo e, com os ânimos mais calmos, cerca de metade dos benfiquistas regressaram às bancadas.

 No que diz respeito ao primeiro jogo, o Benfica teve dificuldades em bater o Barcelona apenas conseguindo-o fazer no desempate por grandes penalidades após o 4-4 do tempo regulamentar (marcou o golo do empate a 42 segundos do fim). Já o segundo jogo foi marcado por várias reviravoltas e culminou com a vitória dos portistas por 9-7 frente ao clube italiano.

 Esta noite, após o apuramento para a final, o Benfica comunicou que não irá comparecer na final da Liga Europeia frente ao FC Porto. Os encarnados alegam que o seu pedido de reforço da segurança foi recusado e não foram disponibilizados mais bilhetes para os adeptos benfiquistas. Para além destas razões consideram que "Será, para o clube vencedor, a vitória da intimidação, da violência, e da quebra das mais elementares regras de ética numa competição desta dimensão".

 É lamentável que esta final que iria opor as duas melhores da Europa e de Portugal não se concretize. Este incidente demonstra a falta de preparação que certas entidades desportivas e não desportivas apresentam. No final de contas adeptos, jogadores, clubes, administrações, instituições de segurança e a própria modalidade saiem prejudicados. Para além do referido, é transmitida para o exterior uma imagem de falta de desportivismo e de má organização em vez de ser noticiada a superioridade portuguesa neste desporto.

 Esta final podia ser um impulso ao hóquei português que nos últimos anos não tem o mesmo seguimento que tinha noutros tempos, em particular na época de António Livramento (considerado o melhor jogador de todos os tempos da modalidade) em que esta modalidade tinha um vasto número de adeptos em Portugal e a nossa seleção conquistava frequentemente competições internacionais.

 Quem sai mais prejudicado? Como se explica este desfecho? Falta de organização e de fair-play? Quais os culpados? Que impacto terá no hóquei português? Que medidas a tomar?

Visite a página de rumores aqui.

O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook.
https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653

0 comentários:

Postar um comentário