segunda-feira, 1 de julho de 2013

Opinião: Fred, um avançado útil


 Fred é um avançado útil. É pior que Ronaldo, que Adriano, que Rivaldo, que Romário, que Bebeto, e obviamente inferior a Pelé... É um dos piores avançados que o Brasil já teve como titular da sua seleção. Todavia é o avançado que este Brasil precisa.
 Fred está muito muito aquém do paradigma do "atacante brasileiro". Contudo é um avançado extremamente completo, muito trabalhador e tem a capacidade de potenciar os jogadores que o rodeiam. O brasileiro, no início da Taça das Confederações, era apontado como suplente de Leandro Damião mas quando o jogador do Internacional se lesionou tudo mudou e Fred foi chamado à titularidade. Foi titular em todos os jogos e melhorou as suas prestações de jogo para jogo.

 Na estreia, frente ao Japão, demonstrou alguma timidez mas mesmo assim, fez uma excelente assistência para um grande golo de Neymar (dominou a bola de peito para Neymar que rematou para o fundo das redes nipónicas). Progressivamente, ganhou confiança o que se refletiu nas suas exibições. Fred destacou-se pela sua capacidade de entrosamento com os seus colegas evidenciando uma grande aptidão para jogar como pivot, de costas para a baliza. Era frequente ver o brasileiro a receber a bola, atrair os defesas (a defesa convergia para o meio deixando as laterais desocupadas), e posteriormente devolvia-a aos seus companheiros que se desmarcavam para os espaços vazios. Com esta movimentação surgiam oportunidades para jogadores como Neymar, Hulk e Óscar. Provavelmente, se algum dos avançados acima referidos, estivesse nesta seleção, não teria o altruísmo de Fred e Neymar (entre outros) não teria oportunidade de se destacar como sucedeu no último mês.   

 Paralelamente, Fred conseguiu também deixar a sua marca nas fichas de jogo e apontou cinco golos alcançando a bota de prata (marcou os mesmos golos que Torres mas o espanhol tinha menos minutos). Se não fosse a participação do Taiti, Fred teria vencido a bota de ouro já que Torres marcou quatro dos seus cinco golos contra esta seleção (o brasileiro não teve oportunidade de jogar contra o país da Oceania já que o Brasil estava no outro grupo).Mais importante do que a mão cheia de golos de Fred foi o facto de ter bisado na final onde o Brasil venceu a Espanha por 3-0.

 Em suma,o contributo de Fred para a vitória do Brasil na Taça de Confederações foi crucial. No entanto, Fred não vai ser recordado pela maioria dos amantes do futebol, nem pelos brasileiros mas "Neymar e Companhia" muito devem a este avançado. Fred foi um avançado útil.

Que impacto teve Fred na conquista da Taça das Confederações? Conseguirá permanecer como titular no Mundial 2014? Como será recordado no futuro? 


Visite a página de rumores aqui.


O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook.
https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653

0 comentários:

Postar um comentário