Treinador: Jesualdo Ferreira
Neste post será analisada a época 2013/2014 do SB Braga. Serão abordados temas como: os objetivos do clube, a abordagem ao mercado e serão feitas "Sugestões CJ" (clique no título para continuar a ler)
Veja o post "Época 2013/2014 - FC Porto" clicando aqui
Veja o post "Época 2013/2014 - Benfica" clicando aqui
Entradas - Zidnaba Djibril (Naval 1º Maio), Eduardo (Genoa- emprestado), Michal Grunt (Sosnowiec), Pedro Santos (V. Setúbal), Luís Silva (Leixões), Rafa Silva (Feirense), Salvador Agra (Bétis-emprestado), Felipe Pardo (Medellín), Aleksandar Miljkovic (Partizan), Rafael Porcellis (Santa Clara), Joãozinho (Beira Mar), Edinho (Málaga) e Luíz Carlos (Paços de Ferreira).
Saídas - José Manuel (Boavista), Quim (Desp. Aves), Diogo (Feirense), Rodrigo Galo (Panaitolikos), Aníbal Capela (Académica- emprestado), António Xavier (Feirense- emprestado), Zé Luís (Videoton- emprestado), Palmeira (Tondela), Leandro Salino (Olympiakos), Márcio Mossoró (Al-Ahli Jeddah - 3.500.000 €), Manoel (Académica- emprestado), Vinicius (Marítimo), Hugo Viana (Al-Ahli), Beto (Sevilla), Luís Alberto (Vitória), Paulo César (Santa Cruz) e Douglão (Quatar SC- emprestado).
Na temporada transata, o SC Braga, internamente, teve uma temporada abaixo das expectativas mas que foi premiada com a conquista da Taça da Liga. No campeonato nacional, os gverreiros, com a péssima temporada do Sporting, tinham obrigação de terminar nos três primeiros lugares e consequente apurarem-se para a Liga dos Campeões. No entanto, o Paços de Ferreira intrometeu-se na luta dos grandes e "roubou" o apuramento para a Champions aos arsenalistas. Ainda no plano nacional, o Braga conseguiu vencer o FC Porto na final da Taça da Liga num jogo em que os bracarenses dominaram os campeões nacionais e podiam, inclusivamente, ter goleado os azuis e brancos.
Nas competições europeias, os gverreiros ultrapassaram a Udinese (3ª classificada da Serie A em 2011/2012) no play-off e garantiram o apuramento para a fase de grupos da Champions. O Braga ficou incluído num grupo com Manchester United, Galatasaray e Cluj onde terminou no último lugar com apenas 3 pontos em 6 jogos.
Depois de uma época menos positiva, António Salvador trocou José Peseiro por Jesualdo Ferreira com o objetivo de voltar a conseguir terminar no pódio da Liga Portuguesa. Jesualdo foi um dos principais responsáveis pela promoção do Braga a "Grande" e parece ser o homem certo para liderar os gverreiros na próxima temporada.
Os arcebispos viram sair da Pedreira jogadores que marcaram a história do clube como Hugo Viana, Mossoró, Salino e Quim. No entanto, conseguiram a permanência do capitão Alan e da sua principal referência atacante, Éder. Além disso fizeram regressar Eduardo e Edinho aos quais se juntaram contratações de peso como Salvador Agra, Luiz Carlos, Joãozinho, Rafa, Pardo, Aleksandar Miljkovic, Pedro Santos, entre outros.
Plantel, alvos e "Sugestões CJ":
Tática 4x3x3
Guarda-Redes
Defesa Esquerdo
Se Elderson continuar, assistiremos a uma interessante luta pela titularidade entre o nigeriano e Joãozinho. O nigeriano é um jogador muito atlético e muito forte no plano ofensivo mas com debilidades ao nível defensivo. Joãozinho é o oposto, forte defensivamente mas pouco acrescenta na manobra ofensiva. A decisão cabe agora a Jesualdo mas o português parece partir como favorito a ganhar um lugar no onze.
Defesas Centrais

Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Aderlan Santos, Sasso e Hebert são nomes que garantem um eixo defensivo sólido. É uma posição em que os bracarenses têm muitas opções. Douglão foi emprestado ao Qatar SC. No entanto dado o historial de lesões de NAC e até do próprio Paulo Vinicius e alguma inexperiência de Hebert e Aderlan não é de estranhar que um deles, ou até mesmo os dois sejam emprestado e seja adquirido mais um central.

Defesa Direito
Baiano era apontado como titular mas, aos poucos, Aleksandar Miljkovic tem aparecido e poderá entrar nas contas para o onze. O sérvio tem desempenhado um importante papel na pré época e acreditamos que tem boas hipóteses de iniciar o campeonato como titular.
Médios
Defesas Centrais
Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Aderlan Santos, Sasso e Hebert são nomes que garantem um eixo defensivo sólido. É uma posição em que os bracarenses têm muitas opções. Douglão foi emprestado ao Qatar SC. No entanto dado o historial de lesões de NAC e até do próprio Paulo Vinicius e alguma inexperiência de Hebert e Aderlan não é de estranhar que um deles, ou até mesmo os dois sejam emprestado e seja adquirido mais um central.
No que diz respeito à titularidade, consideramos que Nuno André Coelho, Paulo Vinícius e Aderlan Santos vão lutar pelas duas vagas do onze sendo que os dois primeiros, pela sua experiência, parecem estar um passo à frente de Aderlan.
Defesa Direito
Médios
Apesar de reconhecermos que o meio campo do Braga é forte, consideramos que falta um médio à imagem de Hugo Viana que consiga pautar o jogo, fazer passes longos para a velocidade de jogadores como Agra, Pardo e Éder, que tenha capacidade de remate a longa distância e seja forte bater bolas paradas. Não sendo uma aquisição prioritária, cremos que Vítor, médio que se evidenciou no Paços de Ferreira e que tem futuro incerto, poderia ser o substituto ideal de Viana. Tarantini, pela excelente época que fez ao serviço do Rio Ave, também podia ser uma opção a ter em conta.
Extremos
Avançado
Éder, Edinho, Porcellis (pode ser emprestado) são os avançados de raíz enquanto que Felipe Pardo e Yazalde também podem desempenhar a posição. Além disso, Kléber também deverá ingressar nos bracarenses. Éder, quando tiver a 100%, será a referência atacante mas, enquanto o português procura a melhor forma, Kléber (se se confirmar como reforço) e Edinho irão lutar pela titularidade.
Acreditamos também que, com Éder completamente recuperado e com a possível aquisição de Kléber, Jesualdo Ferreira, apesar de ser conhecido pelo seu 4x3x3 (Jesus afirmou que "Jesualdo é o melhor treinador a dinamizar o 4-3-3"), poderá usar um plano "B", em alguns jogos, em 4x4x2 com uma dupla Éder/Kléber (ver segundo onze).
(Onze caso a transferência de Kléber do FC Porto para o SC Braga se confirme)
Que setores a reforçar? Que contratações devem ser feitas? Conseguirá o Braga acabar nos três primeiros lugares? Será possível voltar a fazer uma campanha na Liga Europa como a da temporada 2010/2011 (Braga chegou à final)? É possível chegar ao título ou FC Porto e Benfica estão noutro patamar?
Veja o post "Época 2013/2014 - FC Porto" clicando aqui
Veja o post "Época 2013/2014 - Benfica" clicando aqui
Visite a página de rumores aqui.
O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook.https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653


0 comentários:
Postar um comentário