sábado, 3 de agosto de 2013

Época 2013/2014 - SC Braga

 Objetivos: Apuramento para a Liga dos Campeões e quartos-de-final da Liga Europa

Treinador: Jesualdo Ferreira

Neste post será analisada a época 2013/2014 do SB Braga. Serão abordados temas como: os objetivos do clube, a abordagem ao mercado e serão feitas "Sugestões CJ" (clique no título para continuar a ler)

Veja o post "Época 2013/2014 - FC Porto" clicando aqui  
Veja o post "Época 2013/2014 - Benfica" clicando aqui

Entradas - Zidnaba Djibril (Naval 1º Maio), Eduardo (Genoa- emprestado), Michal Grunt (Sosnowiec), Pedro Santos (V. Setúbal), Luís Silva (Leixões), Rafa Silva (Feirense), Salvador Agra (Bétis-emprestado), Felipe Pardo (Medellín), Aleksandar Miljkovic (Partizan), Rafael Porcellis (Santa Clara), Joãozinho (Beira Mar), Edinho (Málaga) e Luíz Carlos (Paços de Ferreira).

Saídas - José Manuel (Boavista), Quim (Desp. Aves), Diogo (Feirense), Rodrigo Galo (Panaitolikos), Aníbal Capela (Académica- emprestado), António Xavier (Feirense- emprestado), Zé Luís (Videoton- emprestado), Palmeira (Tondela), Leandro Salino (Olympiakos), Márcio Mossoró (Al-Ahli Jeddah - 3.500.000 €), Manoel (Académica- emprestado), Vinicius (Marítimo), Hugo Viana (Al-Ahli), Beto (Sevilla), Luís Alberto (Vitória), Paulo César (Santa Cruz) e Douglão (Quatar SC- emprestado).

 Na temporada transata, o SC Braga, internamente, teve uma temporada abaixo das expectativas mas que foi premiada com a conquista da Taça da Liga. No campeonato nacional, os gverreiros, com a péssima temporada do Sporting, tinham obrigação de terminar nos três primeiros lugares e consequente apurarem-se para a Liga dos Campeões. No entanto, o Paços de Ferreira intrometeu-se na luta dos grandes e "roubou" o apuramento para a Champions aos arsenalistas. Ainda no plano nacional, o Braga conseguiu vencer o FC Porto na final da Taça da Liga num jogo em que os bracarenses dominaram os campeões nacionais e podiam, inclusivamente, ter goleado os azuis e brancos

 Nas competições europeias, os gverreiros ultrapassaram a Udinese (3ª classificada da Serie A em 2011/2012) no play-off e garantiram o apuramento para a fase de grupos da Champions. O Braga ficou incluído num grupo com Manchester United, Galatasaray e Cluj onde terminou no último lugar com apenas 3 pontos em 6 jogos.

 Depois de uma época menos positiva, António Salvador trocou José Peseiro por Jesualdo Ferreira com o objetivo de voltar a conseguir terminar no pódio da Liga Portuguesa. Jesualdo foi um dos principais responsáveis pela promoção do Braga a "Grande" e parece ser o homem certo para liderar os gverreiros na próxima temporada.

 Os arcebispos viram sair da Pedreira jogadores que marcaram a história do clube como Hugo Viana, Mossoró, Salino e Quim. No entanto, conseguiram a permanência do capitão Alan e da sua principal referência atacante, Éder. Além disso fizeram regressar Eduardo e Edinho aos quais se juntaram contratações de peso como Salvador Agra, Luiz Carlos, Joãozinho, Rafa, Pardo, Aleksandar Miljkovic, Pedro Santos, entre outros.

Plantel, alvos e "Sugestões CJ":

Tática 4x3x3

Guarda-Redes

Eduardo "regressou a casa" e vai ser o dono da baliza bracarense. Os promissores Cristiano e Stanislav Kritsyuk, ambos de 22 anos, vão estar na sombra do internacional português. Os titulares do ano passado, Beto e Quim, saíram para o Sevilha e para o Desp. Aves, respetivamente.



Defesa Esquerdo

Joãzinho foi aposta de Jesualdo Ferreira e deve assumir a titularidade. Elderson foi titular da seleção nigeriana na Taça das Confederações e consequentemente viu a sua cotação aumentar significativamente pelo que a saída é um cenário provável. Florent esteve emprestado ao Moreirense na época passada e deve ser mais uma opção. 

Se Elderson continuar, assistiremos a uma interessante luta pela titularidade entre o nigeriano e Joãozinho. O nigeriano é um jogador muito atlético e muito forte no plano ofensivo mas com debilidades ao nível defensivo. Joãozinho é o oposto, forte defensivamente mas pouco acrescenta na manobra ofensiva. A decisão cabe agora a Jesualdo mas o português parece partir como favorito a ganhar um lugar no onze.

Defesas Centrais

Nuno André da Silva Coelho

Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Aderlan Santos, Sasso e Hebert são nomes que garantem um eixo defensivo sólido. É uma posição em que os bracarenses têm muitas opções. Douglão foi emprestado ao Qatar SC. No entanto dado o historial de lesões de NAC e até do próprio Paulo Vinicius e alguma inexperiência de Hebert e Aderlan não é de estranhar que um deles, ou até mesmo os dois sejam emprestado e seja adquirido mais um central.




No que diz respeito à titularidade, consideramos que Nuno André Coelho, Paulo Vinícius e Aderlan Santos vão lutar pelas duas vagas do onze sendo que os dois primeiros, pela sua experiência, parecem estar um passo à frente de Aderlan.





Defesa Direito


Baiano era apontado como titular mas, aos poucos, Aleksandar Miljkovic tem aparecido e poderá entrar nas contas para o onze. O sérvio tem desempenhado um importante papel na pré época  e acreditamos que tem boas hipóteses de iniciar o campeonato como titular.





Médios

Custódio, Rúben Micael, Luíz Carlos, Rafa, Luís Silva e Mauro eram os disponíveis para alinhar no meio campo mas Jesualdo adaptou Alan e o capitão parece ser uma boa opção para esta posição. O brasileiro já não tem a velocidade de outros tempos e a entrada de elementos como Salvador Agra e Felipe Pardo fizeram recuar Alan. Ao capitão juntar-se-ão Custódio que vai atuar a trinco e Rúben Micael que posicionará mais à frente ao lado de Alan.


No banco, Luíz Carlos deverá ser um elemento com muitos minutos visto que mostrou no Paços de Ferreira ter qualidade para integrar o plantel de qualquer equipa portuguesa. Rafa, devido às suas prestações ao serviço do Feirense, esteve na mira do Sporting e é um elemento que poderá acrescentar criatividade ao meio campo bracarense. Luís Silva tem apenas 20 anos e 1.85 cm e destacou-se pelo Leixões onde foi indiscutível e parece que, apesar da grande concorrência no plantel dos arcebispos, ter condições para ser uma das revelações do campeonato da próxima temporada. As exibições destes últimos três elementos na apresentação do Braga frente ao Norwich foram muito positivas (Rafa e Luíz Carlos principalmente) e poderão colocar em causa a titularidade da dupla Micael/Alan que esteve alguns furos abaixo do esperado. Ainda assim, apesar de Jesualdo poder fazer mudanças no meio campo, o mais certo é que aposte na experiência de Micael e Alan.
  


 Apesar de reconhecermos que o meio campo do Braga é forte, consideramos que falta um médio à imagem de Hugo Viana que consiga pautar o jogo, fazer passes longos para a velocidade de jogadores como Agra, Pardo e Éder, que tenha capacidade de remate a longa distância e seja forte bater bolas paradas. Não sendo uma aquisição prioritária, cremos que Vítor, médio que se evidenciou no Paços de Ferreira e que tem futuro incerto, poderia ser o substituto ideal de Viana. Tarantini, pela excelente época que fez ao serviço do Rio Ave, também podia ser uma opção a ter em conta.

Extremos

Felipe Pardo e Salvador Agra são caras novas do plantel arsenalista mas deverão ser os titulares. O colombiano é muito forte fisicamente, veloz e tem um remate potente enquanto que o português é um jogador mais baixo (1.66 cm), mais ágil e também muito rápido.





João Pedro, Pedro Santos (contratado ao Setúbal), Hélder Barbosa (pode sair), Yazalde e Alan (deve ser utilizado no meio campo) deverão ser as alternativas. Hélder Barbosa entrou no último ano de contrato sendo que o Braga terá, neste defeso, a última oportunidade de conseguir um encaixe financeiro (chegou a ser apontado com alguma insistência por parte da imprensa portuguesa, ao Sporting).



Avançado





Éder, Edinho, Porcellis (pode ser emprestado) são os avançados de raíz enquanto que Felipe Pardo e Yazalde também podem desempenhar a posição. Além disso, Kléber também deverá ingressar nos bracarenses. Éder, quando tiver a 100%, será a referência atacante mas, enquanto o português procura a melhor forma, Kléber (se se confirmar como reforço) e Edinho irão lutar pela titularidade. 


Acreditamos também que, com Éder completamente recuperado e com a possível aquisição de Kléber, Jesualdo Ferreira, apesar de ser conhecido pelo seu 4x3x3 (Jesus afirmou que "Jesualdo é o melhor treinador a dinamizar o 4-3-3"), poderá usar um plano "B", em alguns jogos, em 4x4x2 com uma dupla Éder/Kléber (ver segundo onze).










(Onze caso a transferência de Kléber do FC Porto para o SC Braga se confirme) 


                                                                                      
Que setores a reforçar? Que contratações devem ser feitas? Conseguirá o Braga acabar nos três primeiros lugares? Será possível voltar a fazer uma campanha na Liga Europa como a da temporada 2010/2011 (Braga chegou à final)? É possível chegar ao título ou FC Porto e Benfica estão noutro patamar?  

150px-Sporting Clube Braga.png
Veja o post "Época 2013/2014 - FC Porto" clicando aqui  
Veja o post "Época 2013/2014 - Benfica" clicando aqui

Visite a página de rumores aqui.

O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook.
https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653






0 comentários:

Postar um comentário