sábado, 22 de junho de 2013

Os Reforços do Benfica para 2013/2014

Steven Vitória, Jorge Rojas, Filip Djuričić, Lazar Marković, Miralem Sulejmani, Stefan Mitrović, Filip Marković e  Uroš Matić 

O Benfica está a preparar a temporada 2013/2014 e já adquiriu oito reforços - Steven Vitória, Jorge Rojas, Filip Djuričić, Lazar Marković, Miralem Sulejmani, Stefan Mitrović, Filip Marković e  Uroš Matić.

 O Benfica está a apostar numa nova abordagem ao mercado preferindo contratar jovens com grande margem de progressão em vez de jogadores com créditos firmados. Além do referido, os encarnados estão a descobrir novos mercados (seis dos oito reforços, são sérvios) onde os jogadores podem ser contratados por valores mais baixos dos que têm sido praticados, por exemplo, nos países sul-americanos (o mercado que o Benfica tem preferido nos últimos anos).

Os reforços irão ser divididos pela equipa principal e pela equipa B do Benfica.

Equipa principal:

Steven Vitória - o luso-canadiano de 26 anos foi contratado ao Estoril a custo zero e deverá iniciar a época como suplente. Steven Vitória é um central possante (1.95 cm e 86 kg) e com capacidade técnica que lhe permite atuar também como médio defensivo. Além disso, é um central goleador tendo apontado 11 golos na última edição da liga portuguesa - é forte a marcar bolas paradas (tanto livres como penaltis e, devido à sua altura, é um elemento importante nos cantos ofensivos e defensivos. Com a provável saída de Cardozo, poderá ser o marcador dos penaltis (e também dos livres diretos)? Poderá substituir Garay?

Filip Djuričić - o sérvio de 21 anos foi contratado ao Heerenveen por 6M e deverá ser o substituto (direto) de Aimar (apesar de poder atuar também como extremo). Na época passada foi um dos destaques da liga holandesa (figurou no onze da época e foi considerado o melhor jogador do seu clube) e assume-se pela sua capacidade técnica, visão de jogo e qualidade de passe. Deverá ter o espaço necessário para afirmar-se no Benfica já que para além da saída de Aimar, a saída de Cardozo poderá forçar Jesus a utilizar mais o 4-2-3-1 que o 4-2-4. Este sistema necessita de um "10" como  Djuričić para coordenar as ações ofensivas e assistir os seus colegas com passes para as costas dos defesas (Lima, Rodrigo e Nélson Oliveira são fortes nestes movimentos). Posto isto Djuričić é uma excelente contratação e poderá devolver ao Benfica a criatividade que Aimar personificou nas últimas temporadas.Substituto ideal de Aimar? Conseguirá ser indiscutível e uma referência do Benfica?

Lazar Marković - o sérvio de 19 anos foi adquirido por 10M (subsistem dúvidas em relação a que entidade despendeu este valor) ao Partizan e pode jogar a extremo ou como segundo avançado. Já é presença habitual das convocatórias da Sérvia e joga na equipa principal do hexacampeão Partizan desde os 17 anos tendo figurado na equipa da liga sérvia nas duas épocas em que representou a equipa de Belgrado. É um dos jovens mais promissores da atualidade e destaca-se pela sua excelente capacidade técnica e velocidade (muito forte no arranque). Ainda assim, deverá ter uma forte concorrência (Salvio, Gaitán, Ola John, Sulejmani) pelo que será difícil que se torne desde já indiscutível. Bom reforço?Justifica os 10M? Poderá ser titular?


 Miralem Sulejmani - mais um sérvio, este de 24 anos e que foi contratado a custo zero. É provavelmente o reforço com mais experiência mas também é provável que seja o mais irregular. Foi contratado pelo Heerenveen ao Partizan em 2006 e na época 2007/2008 tornou-se numa das principais promessas do futebol holandês ao marcar 15 golos. Este estatuto provocou uma enorme cobiça e em 2008 assinou pelo Ajax por 16 M (valor recorde na holanda). Nos primeiros anos justificou o investimento mas na temporada transata, recusou renovar e foi relegado à equipa secundária. No que diz respeito às suas características, Sulejmani é um jogador rápido, com boa técnica, bom finalizador e polivalente (joga a extremo, médio ofensivo, segundo avançado e avançado).Que Sulejmani o Benfica terá? O de 16M ou o da época passada? Boa contratação? Poderá ser titular?

Equipa B:

Jorge Rojas - o paraguaio de 20 anos representava o Cerro Porteño (custou 1,3M) e destacou-se no Sudamericano sub 20 em que o Paraguai alcançou o 2º lugar (também está convocado para o Mundial sub-20 da Turquia). É um jogador polivalente que tanto pode atuar na ala direita como no centro e destaca-se pela sua velocidade e agressividade. Terá capacidade para integrar o plantel principal a médio-prazo?

Stefan Mitrović - o sérvio de 23 anos custou 1,1 M aos cofres encarnados e atua como defesa central.É um jogador forte fisicamente (1.89cm e 82kg), com velocidade e técnica razoáveis. Jogava no modesto Kortrijk da Bélgica e mesmo assim não era um jogador indiscutível pelo que não deverá ser, pelo menos para breve, opção para o plantel principal. Justifica-se o valor gasto? Boa contratação?

Filip Marković e  Uroš Matić - são irmãos de Lazar Marković e Nemanja Matić, respetivamente. São ambos médios ofensivos e têm 21 e 23 anos. São transferências surpreendentes e o sucesso dos dois sérvios é uma incógnita. Existem indicadores que nos levam a pensar que estas transferências foram no mínimo arriscadas. No que toca a Filip Marković, o jogador foi emprestado ao Teleoptik pelo Partizan (ainda que hexacampeão sérvio é muito inferior ao Benfica)  e, além disso, é algo preocupante que sendo mais velho que Lazar ainda é conhecido pelo "irmão de  Marković". No que diz respeito a Uroš Matić, parece-nos uma opção mais justificada já que o jogador teve um período de testes no Seixal antes de ser contratado. Ainda assim já tem 23 anos (mais velho que muitos dos jogadores do Benfica) e até agora jogava no Kosice, 5º classificado da liga eslovaca. Poderão surpreender e ter minutos na equipa principal? 

Visite a página de rumores aqui.

500px-SL Benfica logo svg.png
O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook.
https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653

0 comentários:

Postar um comentário